Projetores - Perceber as principais características

1- Resolução
A resolução refere-se ao número de pixels que compõem um ecrã. Quanto mais elevada for a resolução maior será o detalhe e a nitidez da imagem projetada. O nível atual mais elevado é WUXGA (1920x1200) ecrã panorâmico. 

2- Luminosidade
Existem dois tipos de luminosidade: luminosidade cromática e luminosidade branca. A luminosidade cromática é a melhor forma de garantir uma visualização perfeita de dados e imagens importantes a cores. A luminosidade branca indica a luminosidade com que uma imagem monocromática é projetada. 

3- Relação de contraste

Este é o grau de diferença entre as áreas mais claras e mais escuras na imagem projetada. Uma relação de contraste superior produz brancos brilhantes e negros profundos criando a mais nítida qualidade de imagem. 

4- Conectividade
Ligações digitais modernas como HDMI, DisplayPort e SDI oferecem o melhor da qualidade de imagem, enquanto as ligações LAN e Wi-Fi permitem um funcionamento em rede flexível. Até pode apresentar sem PC diretamente a partir da memória USB ou de smartphones / tablets. 

5- Relação de Projeção
Indica quais as dimensões de imagem que podem ser geradas a partir de uma determinada distância de projeção. 

6- Ajuste de Imagem
Um maior ajuste de imagem dá-lhe mais opções para colocar um projetor e mesmo assim alcançar imagens com qualidade em salas mais pequenas ou num ângulo do ecrã. A deslocação da lente move a imagem e a correção Keystone dá-lhe um novo formato. 

7- Opções de lentes
Consoante a dimensão do local e a natureza da apresentação, muitos projetores têm a opção de lentes intermutáveis, fornecendo a mistura correta de relação de distância  e capacidade de zoom para ir ao encontro de inúmeros ambientes. 

8- Deslocação da Lente
Uma forma de mover uma lente de um projector para cima, para baixo ou, por vezes, de um lado para o outro sem distorcer a imagem. É útil para obter um alinhamento preciso da imagem e quando se tem vários projectores uns em cima dos outros.

9- Keystone
Capacidade de um projector para corrigir uma imagem trapezóide que esteja a ser apresentada, garantindo que a audiência do utilizador do projector vê uma imagem rectangular em vez de uma com um topo ou base mais amplos.